quinta-feira, 18 de abril de 2013

Enfermagem

Meu nome é Thayanne, tenho 19 anos e faço graduação em Enfermagem. E se você é uma pessoa que tem o prazer de cuidar das pessoas, assim como eu, e se sente bem em fazer o bem para elas, talvez esse seja o curso certo!

Qual será a primeira coisa que passa na sua cabeça ao falar em Enfermagem? Injeção? ataduras? cruz vermelha? Bem, podem se passar muitas coisas na cabeça de muita gente, porém se eu parasse pra escreve sobre todas as áreas em que o enfermeiro pode atuar com certeza não sobraria espaço!

Então...antes de tudo você precisa saber diferenciar o Auxiliar de enfermagem (dar assistência bem próxima ao paciente, colher material, controlar a temperatura), o Técnico ( responsável pelas técnicas de enfermagem à nível médio) e quanto ao EnfermeiroO que é a enfermagem?
 É uma ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. 
 Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, onde o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem.

E uma das pessoas que você mais ouvirá falar nesse curso, aliás no resto de sua vida é FLORENCE NIGHTINGALE
 Que foi a mulher que revolucionou a enfermagem que antes era empírica para a enfermagem com fundamentos científicos.

E ai vai o link de um filme emocionante que conta a história da enfermagem, que vale a pena todos assistirem...http://www.youtube.com/watch?v=sYZnzt0CJtE 

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" Florence Nightingale

2 comentários:

Ficou ótimo o Blog. Achei muito boa a idéia. :)

Henrique Loureiro, estamos trabalhando para melhorar ainda mais. Se puder, divulgue nosso trabalho! Obrigado!

Postar um comentário